A virtualização dos meios é uma coisa boa?

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011 0 comentários

Esse texto aqui, é um texto que fiz para o editorial do programa Unilivre, sobre a Virtualização. Segue o texto abaixo:

Desde que surgiu a internet, se fala que os arquivos virtuais vão substituir os objetos materiais, tais como os jornais, livros, álbuns musicais e por aí vai. Mas será que essa informatização será boa?
No passado se comentou que a televisão iria substituir a rádio, assim como se falou que iria substituir o jornal impresso, mas tanto o jornal impresso quanto a rádio continuam existindo junto com o jornal televisivo. Agora com o advento da internet, se fala que o web jornalismo irá substituir o jornal impresso. Entretanto, a maioria dos jornais online acabam tendo matérias objetivas e curtas, em função do leitor está na correria do dia-a-dia e não ter muito tempo pra perder, e com isso corre o risco de sair matérias superficiais. Já no jornal impresso as matérias são densas, tendo menos riscos de se tornarem superficiais.
Um outro ponto é que algumas pessoas preferem ter o objeto material pra ler do que ter que ler o arquivo virtual. Além do fato que se tem a impressão de ser mais verdadeiro, ler no computador um texto grande, como um livro, por exemplo, se torna cansativo, tanto pra vista quanto pra mente do leitor.
É tempo de pensar, será que vai melhorar se tudo for pro virtual? Ou só vai aumentar a quantidade e a qualidade diminuir? Esses e outros questionamentos devem ser bem refletidos para saber o impacto dessa virtualização das nossas vidas e das vidas futuras.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Alone in the Dark | TNB