sexta-feira, 2 de abril de 2010 1 comentários
Oi gente. Faz um tempão que não posto, mas é porque a pessoa que vos escreve estava sem ideias '-' Enfim, estou de volta \o/

O post de hoje falará sobre algo que aconteceu terça-feira no twitter. Final de BBB, era de se esperar que houvesse comentários sobre o mesmo, e de fato foi assim. Praticamente era unanimidade nos Trending Tropics do Brasil (a lista dos assuntos mais comentados do twiter). Porém, nos TTs, tinha uma tag diferente: otakuscontraaglobo. Essa tag tinha passado despercebida por mim, até que alguém comentou no chat que participo. Eu passei um tempão pra entender o porquê a tag e o motivo da revolta e nada, pois simplesmente só tinha twets perguntando o pq ou relacionando ao fato do twitter baleiar (ontem o twitter baleiou) e cheguei a ver twets recriminando a tag.
Depois de muita procura (e especulações), eu descobri o motivo da revolta. É que o escritor e autor de novelas Walcyr Carrasco pretende escrever uma novela relacionada a coisas japonesas, e ele postou em seu twitter fotos da sua viagem ao Japão. O fato é que houve uma reação negativa sobre esse assunto, pois muita gente achou que, com essa novela, iriam diflamar os otakus, já que são vistos com preconceitos, daí criaram essa tag/movimento que acabou indo pros TTs, deixando o povo que não tava sabendo sem entender nada e, até criar rumores. Mais cedo, eu soube que ia ter uma novela que falaria do Japão e, depois ouvi dizer que a tal novela iria abordar sobre o caso de um casal que fugiram porque os pais da moça proibiram o namoro, só que a reportagem do Fantástico relacionava a fuga ao fato do casal gostarem da cultura japonesa.
Enfim, deixando os boatos de lado, o fato é que, após a repercussão do protesto otakuscontraaglobo, alguns otakus revoltados que, influenciados pelos boatos acerca da novela, começaram a atacar o Walcyr no seu twitter. Obviamente, o autor respondeu os ataques, que posto a seguir:
Ahuahauahuaha! Que loucura é essa? Estão pirando em cima de umas fotos que postei há duas semanas, acho! Só agora?
E que excesso de imaginação é esse? Quem disse que vou fazer uma novela sobre esses personagens especificamente?
Estão me atacando, agredindo, fazendo movimento sem saber o motivo real pelo qual fui ao Japão!
Não, eu não pesquisei sobre esses personagens. Transmiti o que o guia, um jornalista que mora lá há 17 anos me explicou.
Poderiam me corrigir se cometi alguma falha, mas precisava tanta agressividade?
Se eu fosse escrever uma novela sobre esse tema e personagens, faria a pesquisa. Mas não vou.
Agora, modéstia à parte, tenho boa formação em cultura japonesa tradicional. Convivi muito com japoneses durante minha infância, em Marília.
E continuo admirando o Japão moderno.
Eu não pretendo falar sobre Otakus na minha próxima novela.Mas se fosse falar, agora estaria com uma péssima impressão depois das agressões!
Toda essa questão mostra, realmente, o perigo da internet. Alguém inventou que eu iria fazer uma novela sobre cultura jovem pop japonesa…
Ninguém me perguntou ser era verdade ou mentira. A falsa notícia se espalhou. E virou verdade na cabeça de muitos…
Começaram as agressões, movimentos contra….ninguém mais sabe quem inventou, como surgiu…mas EU SEI que foi invenção…
Porque minha próxima novela não tem nada a ver com isso. Só fiz umas fotos no bairro jovem pop de Tokyo e postei no Twitter.
E virou essa loucura…já há blogs comentando, movimento organizado contra a Globo, imaginem! E eu nem escrevi a sinopse!
Mas até aí tudo bem, logo verão que é mentira. O problema é que temos que ficar atentos às noticias da internet, sem origem conhecida.
Porque podem detonar a vida intima ou profissional de uma pessoa. Acabar com um casamento, destruir carreiras. Mentiras viram verdades…
É preciso ser crítico em relação às notícias da Internet sem origem definida.

Minha opinião: acho que, antes de você se revoltar e criticar algo, é bom primeiro conhecer, saber sobre esse algo pra depois sim você se posicionar. Falo isso porque, nesse caso, a novela ainda é um projeto e provavelmente não tem um roteiro definido da história. Por causa desse movimento, gerou boatos que não tinham nada a ver com a história, como os boatos que citei no início do post, e muita gente acreditaram, aí deu o que deu. Foi uma atitude infantil e imatura, e isso acabou afetando a imagem dos otakus negativamente. Como alguns disseram: vergonha alheira. Depois dessa, que imagem o Walcyr (ou qualquer outra pessoa) terá dos otakus? Será que o (s) criador (es) da tag não pensaram nisso? Creio que não né? Simplesmente ouviu os rumores e nem se quer deu o trabalho de checar se era verdade ou não (gente, sabe como é o meio artístico, vive de rumores) e ficou criticando. Pra quê isso? Vai resolver alguma coisa? Não, não vai. Isso foi totalmente desnecessário.
Eu, particularmente, acho que seria uma boa uma novela que falasse sobre a cultura japonesa,mas claro, sem ficar criando estereótipos e caricaturas. Quem sabe, por causa da novela, venha pra cá uma banda japonesa ou venha mais mangás/produtos japoneses pro Brasil? Fora que seria a chance de desmitificar a cultura japonesa e promover uma integração entre o Brasil e o Japão (lembre que no Brasil teve imigração japonesa).
Fontes: Japan pop Post com a resposta do Walcyr
Gyabbo post que me esclareceu o motivo da tag polêmica. Valeu Gyabbo =)

1 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Alone in the Dark | TNB