Concerto de Natal emociona o público

terça-feira, 28 de dezembro de 2010 1 comentários
Mais de 80 mil pessoas foram ao Largo de São Sebastião para prestigiar o tradicional Concerto de Natal, no sábado do dia 25. O concerto foi promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura. O roteiro foi assinado Alessandro Toller e Newton Moreno e, com a temática “Natal na Terra da Mãe dos Deuses”, em mais de duas horas de espetáculo, contou toda a trajetória do nascimento do Menino Jesus, desde a anunciação pelo Anjo Gabriel até a fuga da Sagrada Família para Belém. Antes de iniciar o evento, o Arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira falou ao público sobre a importância do Natal e abençoou os presentes com o sinal da cruz.
O espetáculo também contou com a regionalização, misturando elementos regionais como o Curupira, a Vitória-Régia, Boiúna, além dos índios, caboclos e dos animais da floresta, com os personagens bíblicos como os anjos, os três Reis Magos e o Rei Herodes, o que deu um toque original à apresentação. Além disso, as músicas dos corais em sua maioria eram regionais. Durante o evento, dois professores de Libras fizeram a tradução das mais de duas horas de concerto aos deficientes auditivos.
O concerto foi marcado por várias cenas que emocionaram o público, como a cena do Anjo Gabriel, interpretado pelo Zezinho Corrêa, apareceu na Cúpula do Teatro Amazonas para anunciar a vinda do menino Jesus. Outro momento emocionante foi quando a cantora amazonense Fátima Silva, juntamente com Noemi Melo e Márcia Siqueira fizeram o solo da música "Ave Maria". Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação dos bailarinos que fizeram acrobacias aéreas, na frente e ao lado do teatro, além do surgimento do móbile com 12 anjos “flutuando” sobre a cúpula do Teatro Amazonas. Num momento de aclamação de paz, o coral formado por artistas do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro entoou a música “Imagine”, de John Lennon e emocionou o público presente. O espetáculo terminou com a tradicional queima de fogos e com o medley de Natal, com os artistas comemorando o sucesso das performances.
Momento paz, com a música "Imagine"

Infraestrutura

O concerto contou com a participação de 50 atores, 4 corais, 2 bandas e 300 bailarinos, além de 2.500 alunos do curso de dança, teatro e música ministrados pelo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro e pelo Projeto Jovem Cidadão. O espetáculo também teve a participação da Amazonas Filamônica e Orquestra Experimental, Amazonas Band e Orquestra dos Violões, além dos bailarinos do Corpo de Dança do Amazonas e Balé Folclórico do Amazonas. A direção musical foi de Marcelo de Jesus, a direção técnica de Marcos Apolo Muniz, a direção artística de William Pereira, a cenografia de Jander Lemos e os figurinos e adereços da Central Técnica de Produção (CTP) da Sec.
Nas duas horas e meia de show as encenações foram feitas ao vivo em oito palcos interligados, ocupando uma área de 400 metros quadrados de espaço. Para que ninguém perdesse nenhum momento do show, 30 telões de alta resolução foram posicionados em locais estratégicos na Avenida Eduardo Ribeiro, nas Ruas José Clemente, 10 de julho, Tapajós e Costa Azevedo, além de telões em torno do Largo e na Praça do Congresso. Foram empregados cerca de mil funcionários, 60 banheiros químicos, 400 mil metros de cabos, 380 refletores de luz, 200 microfones, 20 passagens cênicas e show pirotécnico de encerramento.
Foram disponibilizados 50 mil assentos e duas arquibancadas. Um ponto a se destacar, é que teve cantos em que sobrou lugar. No setor 4 tinha uma certa quantidade de cadeiras vagas. A única crítica que vou falar é que restringiram gente, sendo que ainda tinha lugar, o que é uma pena. Se não tivessem barrando gente em um determinado horário, provavelmente aquelas cadeiras que estavam na nossa frente tinham sido ocupadas.
Também foi disponibilizado estacionamento gratuito no prédio da Uninorte da Rua Dez Julho, no prédio da Uninorte da Rua Joaquim Nabuco e no Hospital Beneficente Portuguesa, totalizando 1.300 vagas. A segurança também foi reforçada, contando com cerca de 400 policiais militares que se distribuíram pelo centro cultural e no entorno. O concerto foi transmitido pelo Amazon Sat e pela internet, onde telespectadores de todo o Brasil pudessem ver a celebração natalina manauara, que não deve nada aos grandes espetáculos do Brasil a fora.

1 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Alone in the Dark | TNB