É chegado o final do ano

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 3 comentários
Dezembro.... último mês do ano, mês de festas, de confratenização, de renovação.... Duas festas muito importantes estão nesse mês: Natal e Ano Novo. Mas será que essas festas ainda fazem sentido?
Quando chega dezembro, sempre é a mesma coisa, baixa o sentimento de compaixão, de fratenidade, de alegria, esses sentimentos bons. Aí as pessoas se empenham pra ajudar o próximo, arrecadando donativos pra dar pra uma casa de caridade, ou dão dinheiro pra quem pede. As vezes me soa falso esses sentimentos de compaixão e fraternidade que aparecem no final de ano. Será que é só no Natal que devemos ajudar o próximo? Acho que não... Se é errado ajudar no Natal? Não, não é, mas se vc só se importa com os outros na época do Natal, então vc está sendo hipócrita. Se for pra ajudar o próximo, não espere o Natal pra fazer isso, faça quando vc puder ajudar, nem que seja só com um abraço em alguém que precisa, não precisa dar presentes pra fazer o bem.
Outra coisa que acontece no final de ano é a família ficar toda reunida nas festas. Todos alegres, comemorando as festas e tal. Um dos maiores clichês que tem em novela aparecem nesse momento: se tem uma família desunida, a "magia do Natal" faz as pessoas se reconciliarem e voltar a ser como era antes. Mas peraí, por que só se reunir no Natal e Ano Novo? Só porque é "tradicional, comum"? O que adianta reunir uma família em que está desunida, independente do motivo? É muita hipocrisia se reunir sem que os membros realmente estejam compartilhando o desejo de paz e alegria, que estejam de bem, pois, quando iniciar o outro ano, volta tudo como era antes. E, não é só em dezembro que a família pode se reunir, os outros meses também podem fazer isso, fora que uma pessoa pode muito bem comemorar o fim de ano com outras pessoas, não só com a família.
Por fim, ainda tem o consumismo, essa herança deixada pelo neo liberalismo. O comércio se agita logo, pois sabe que essa época do ano as pessoas vão as compras, seja pra comprar presente, seja pra comprar roupa pras festas, entre outras coisas. A propaganda se espelha justamente no Natal, com a figura do Papai Noel e da magia do Natal. Muitos acabam olhando pro Natal como se fosse a época em que se troca presentes, e não o seu real significado, que é o nascimento de Jesus. Acabam esquecendo que é uma data religiosa, e muitos descrêem o Natal justamente por isso.
Vamos aproveitar esse fim de ano e refletir, não só sobre a sua vida e os seus problemas, mas também sobre os questionamentos que citei acima. Repensando nossas atitudes, podemos se tornar um ser humano melhor. Se tem mesmo a "Magia do Natal", então deixe que ela tome conta de você, e que não suma sem deixar algo pro próximo ano.

3 comentários:

  • Anônimo disse...

    as vezes as pessoas acham que esta magia só existe nesta epoca do ano. Talvez isso venha passado pra nos de gerações. Porque? porque muitos de nos nos deixamos levar pela maioria e principalmente pela midia.
    Sabia reflexao amiga! gostei.
    BY: Naldo Kaim

  • Sa_chan disse...

    É amiga... o natal está virando uma data comercial, mais é bom saber que existem pessoas como eu e vc e tantas outras, que ainda lembram e ligam pro real significado do natal!!! espero comemorar o natal de forma correta mais e mais vezes, aproveito pra te desejar um feliz natal e que a magia desta data magnifíca, perdure por todo o sempre!!! bjos!

  • Anônimo disse...

    o natal ja nao e o mesmo pra min desde dos meu 18 anos...... mais pq as pessoas tem intrigas o ano todo e no natal se desculpam.... i ano seguinte volta tudu como eraaa.......

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Alone in the Dark | TNB