Valentine's Day (バレンタイン デー)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 1 comentários
Olá ^^ hoje eu tava falando com uns amigos sobre o Valentine's Day e aí me deu essa inspiração para falar sobre a data, então o post de hoje é sobre o Valentine's Day no Japão.


O Valentine's Day (バレンタインデー) é o dia dos namorados em várias partes do mundo, comemorado dia 14 de fevereiro, diferente do Brasil, que comemora a data no dia 12 de junho. Essa é uma das datas “estrangeiras” comemoradas com mais entusiasmo no Japão. O calendário japonês  tem feriados bem diferentes dos nossos porque tem outra cultura e não é permeada de datas cristãs, mas o dia de São Valentim  se tornou uma data simbólica para mostrar sua gratidão e eventualmente seus sentimentos. A data baseia-se em uma história que se passa no século III, quando São Valentim foi condenado à morte, por contrariar o imperador romano Claudius III, que proibiu os casamentos imaginando que assim os homens se alistariam com mais facilidade. São Valentim, contrariou a lei, realizou vários casamentos secretos, foi preso e acabou também encontrando o amor, casando-se em segredo com uma moça cega a quem ele curara.
A comemoração do dia dos Namorados foi introduzida no Japão em 1936, pela confeitaria Morozoff, na cidade de Kobe. Em 1958 a rede de lojas de departamentos Isetan (uma espécie de Mappin' japonês que existe até hoje) popularizou o costume do Dia dos Namorados através de uma massiva campanha publicitária acompanhada de muitas mercadorias em oferta: Dê um presente a quem você ama no dia de hoje. Quando a data chega, as lojas de departamento, mercearias e lojas de conveniência ficam cheias de chocolates de todos os preços, tanto nacionais quanto importados. Mais da metade do chocolate vendido em um ano é no Dia dos Namorados, no Japão.
No Valentine’s Day japonês as moças oferecem chocolate para o namorado ou marido e os homens importantes em seus  relacionamentos social ou profissional para quem sintam que devem mostrar gratidão ou dever (giri) – como os chefes, colegas de trabalho, veteranos (senpais), amigos. Os tipos de chocolates oferecidos são:


- Honmei Choco – 本命チョコ - Chocolate de Intenção Verdadeira
Presenteia-se à pessoa por quem esteja apaixonada. Se ainda não estão juntos, é um meio de declarar o seu amor à pessoa. Por esse motivo as mulheres se esmeram e há muitos programas de TV para ensinar a preparar o chocolate caseiro (tezukuri), que é o melhor presente de Valentine’s Day.
- Giri Choco – 義理チョコ - Chocolate de Convivência Social
Para presentear os conhecidos, colegas de trabalho, clientes, como uma forma de gratidão. Entretanto, as moças tomam o cuidado de escrever “giri” no chocolate que é oferecido por obrigação, para não dar margem a interpretações equivocadas.
- Family Choco – ファミリーチョコ - Chocolate de Família
Com o amor e afeto maternos, presenteiam-se marido e filhos. 
- Tomo Choco – 友チョコ - Chocolate de Amizade
Presenteando amigas, como demonstração de amizade. 
O "gyaku-choco (chocolate reverso)" é um novo costume introduzido recentemente no Japão , que significa chocolates dados por homens e mulheres no Dia dos Namorados.


Só que não para por aí. Um mês depois do Valentine day, no dia 14 de março, é comemorado o White day (ホワイトデー). Nessa data, os homens retribuem os presentes recebidos no Valentine's Day às mulheres. Geralmente eles retribuem com chocolates brancos, daí o nome da data ser White Day. Para tornar uma divertida brincadeira, alguns homens presenteiam as mulheres com lingerie (ou chocolate com lingerie). Na cultura japonesa, esta troca de presentes no Valentine's Day e White Day suaviza as relações entre colegas e amigos, dando uma pausa divertida e relaxante ao trabalho. Essa data não foi importada de lugar algum e foi simplesmente introduzida por uma fábrica de doces japonesa.

1 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Alone in the Dark | TNB